Pular para o conteúdo

Marketing Digital – Aplicado a MPE´s

Marketing É Investimento

O marketing é uma palavra de língua inglesa, seu significado é muito profundo e pode variar conforme o contexto em que estiver inserida. Para os dicionários dos mais variados idiomas, de maneira geral e ampla, significa estudo de mercado, também significa compra e venda conforme podemos comprovar no velho e bom amigo google, confira abaixo:

 

Marketing Translations

Por outro lado, a maior autoridade mundial no assunto, o escritor Philip Kotler em seu livro Marketing Management diz:

Marketing - Philep Kotler“Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado alvo com lucro. Marketing identifica as necessidades e desejos não realizados, define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro, aponta quais os segmentos que a empresa é capaz de servir melhor e que projeta e promove os produtos e serviços adequados”.

associação americana de marketingJá para a AMA, Associação  Americana de Marketing, a definição para esta palavra é um pouco diferente:

“É uma atividade, conjunto de instruções e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenha valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral”.

 

Resumindo…

Podemos concluir de modo abrangente que o Marketing é um conjunto de estratégias utilizadas para identificar as necessidades de consumidores e atender as mesmas de forma lucrativa e que satisfaça ambas as partes, está de acordo?

Existe um pré-conceito errado a respeito deste assunto, para uma boa parte das pessoas significa simplesmente vender. Porém na verdade, quando estudamos mais profundamente como citado no começo do artigo descobriremos que venda é somente uma parte do processo dentro do Marketing. Vejamos abaixo outras partes deste conceito:

4P´s do Marketing

Conhecido na linguagem popular como composto de marketing, estas quatro variáveis interferem diretamente na forma como os clientes irão reagir a oferta de sua empresa a respeito de determinado produto ou serviço.

Preço – Trata-se do valor monetário a ser cobrado por um produto ou serviço.

Praça – Trata-se do local (cidade, Estado ou País) onde o produto / serviço será comercializado. Este tópico é matéria de muita discussão, pois até alguns anos atrás não existiam lojas virtuais, somente loja física em ruas, shopping, centros comerciais, galerias e etc.  Agora em 2016, com tantas opções virtuais, ainda não se chegou a um conceito unânime da questão praça.

Produto – Indica quais são os benefícios e características do que está sendo oferecido aos potenciais consumidores.

Promoção – São basicamente as estratégias utilizadas para comunicar algo sobre produtos ou serviços. Neste sub item podemos citar alguns exemplos como venda casada (leve 3 pague 1), queima de estoque, e etc. São infinitas as estratégias, cada empresa deve estudar aquela que mais gera retorno financeiro para seu segmento de mercado.

Hoje em função do aparecimento das lojas virtuais, redes sociais e outras ferramentas online, o conceito de marketing foi significativamente ampliado, não há uma “receita de sucesso” pronta como uma receita de um bolo. Cada empresa deve estudar o seu mercado, analisar comportamento de seus clientes, analisar concorrentes e uma série de outros fatores que interferem diretamente na lucratividade de um negócio.

Sugerimos que você conheça um pouco mais sobre o autor Philp Kotler e sua literatura, escolha os materiais adequados e aprofunde seu conhecimento. Para conhecer um pouco mais sobre este renomado autor, clique aqui.

Em nosso país temos um grande número de empreendedores, estes guerreiros enfrentam muitas dificuldades no início, pois são muitas as tarefas em uma empresa iniciante, e em muitos casos o marketing tem sido negligenciado, comprometendo significativamente a probabilidade de sucesso do empreendimento. 

Para ajudar este público, surgiu a empresa Marketing Fácil, somos especialistas em atender o público de micro e pequenos empresas,  autônomos e profissionais liberais. Para mais informações, entre em contato conosco. Outra opção é você se qualificar para esta profissão através de um curso EAD, faça um curso Técnico em Marketing. Até breve!

Claudio Feth Junior

Marketing Fácil

2 comentários em “Marketing Digital – Aplicado a MPE´s”

Não é possível comentar.

Chamar no WhatsApp
Chamar no WhatsApp
Olá, Como podemos ajudá-lo(a)?