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E-mail Marketing para Micro e Pequenas Empresas

E-mail marketing

e-mail marketingVocê sabe o que é  uma ferramenta de E-email Marketing ? É simplesmente a combinação de duas ferramentas antigas e bem conhecidas dos últimos 25 anos de história da comunicação: o e-mail e o marketing. O Email é uma invenção inovadora americana, nasceu no ano de 1971, criado por Ray Tomlinson, foi testado, aprovado e começou a ser disseminado pelo mundo, chegando ao Brasil em meados do anos 90. Você pode conferir a história completa do e-mail clicando aqui. Já o Marketing surgiu por volta dos anos 50 e 60 no período pós gerra mundial. Você pode conferir um resumo neste vídeo magnífico, clique aqui. Neste artigo vamos abordar especificamente o e-mail marketing, apresentando os pontos positivos e negativos desta ferramenta, as boas práticas  de mercado e por fim fornecer dicas para sua melhor utilização com o objetivo de demonstrar que esta maravilhosa ferramenta pode sim gerar resultados eficazes para sua empresa.

 Vantagens do E-mail marketing


Benefícios - e-mail marketingA utilização do e-mail trouxe inúmeras vantagens aos usuários ao redor do mundo, sendo a maior delas a velocidade extraordinária com que uma mensagem chega ao seu destino. É simples, incrível e toalmente revolucionário! 

Mas nem sempre foi assim, há muitos anos as correspondências tanto comuns quanto comerciais eram feitas em papel, escritas à mão ou até mesmo impressas em gráficas e, demoravam dias para chegar às caixas de correios, conhecidas pelo nome de mala direta ou correspondências simples. E as correspondências internacionais ? Estas demoravam meses, deixando sempre destinatários e remetentes com aquela expectativa de chegada.

Com o passar do tempo, as empresas começaram a utilizar o e-mail de forma crescente nas questões empresariais do dia a dia. Passou-se a utilizar o e-mail não somente para correspondências, mas também para divulgar produtos / serviços e atrair novos clientes, resultando então na ferramenta que hoje chamamos de e-mail marketing.

Com esta nova maneira de fazer marketing, quando envia-se um e-mail para os clientes, podemos mensurar (rastrear quem abriu ou clicou em um link dentro do texto) de modo preciso os seus resultados, alguns itens importantes que conseguimos verificar são: rastreabilidade, relacionamento, importância, aperfeiçoamento, automação entre outros, você pode saber mais sobre estes índices clicando aqui. 

Desvantagens do E-mail marketing

Spam e-mail marketingComo ocorre também em outras ferramentas de propagação, há quem faça mau uso do e-mail marketing. Este mau uso chama-se SPAM, você sabe o que é SPAM? São aquelas mensagens chatas, inconvenientes que você recebeu sem pedir, simplesmente alguma empresa ou alguém conseguiu seu e-mail e enviou para você uma propaganda eletrônica, mais conhecida como e-mail marketing. Estes envios ao redor do mundo cresceram consideravelmente, chegando a níveis insuportáveis,  fazendo com que alguns países criassem leis para regulamentar o uso do e-mail marketing.

Atualmente existem regras para a prática de envio do e-mail marketing no Brasil, uma das regras regulamentadas é que ao fim da mensagem o receptor tenha a possibilidade de remover seu nome da listagem caso não tenha gostado da propaganda e não queira receber mais nada daquela  referida empresa. O órgão público que monitora e regulamenta esta atividade é o Comitê Gestor da Internet, que é diretamente vinculado ao Ministério das Comunicações e da Ciência e Tenologia. Para não cometer nenhum erro que prejudique a sua empresa, você que é profissional liberal ou autônomo, acesse o CAPEM, código de auto regulamentação da prática de e-mail marketing e faça o download da versão em pdf na íntegra, caso fique em dúvida sobre algum tópico, entre em contato conosco.

Boas Práticas do E-mail marketing

Vantagens do e-mail marketingApós ler todo este conteúdo sobre o uso da ferramenta, você leitor deve estar se perguntando, será que é possível fazer uso do e-mail marketing de forma legal (dentro da lei), atrair clientes e gerar lucro para a empresa ? SIM ! É perfeitamente possível, porém você terá que observar alguns pontos. O primeiro ponto e mais importante de todos é conhecer a lei como foi citado no tópico anterior (CAPEM) e seguir todos os itens por ela estabelecidos. Entre estes destacam-se:

1-Autorização do cliente: mais conhecido como a opção opt-in, é aquele email de confirmação enviado para seu endereço quando você se cadastra em algum site de determinado assunto. Ao clicar no link você está confirmando que concorda em receber emails daquela determinada empresa.

2-Opção para desistência por parte do cliente: mais conhecida como opt-out, é a opção para remover o endereço do cadastro. Por diversas razões que não serão aqui aprofundadas, é muito comum após o cadastramento o internauta se arrepender de ter fornecido seu endereço para aquele site, desejando remover seu e-mail do cadastro.

Dicas de como iniciar o uso do e-mail marketing

O primeiro passo compreende na escolha um parceiro adequado. Nos dias de hoje existem no mercado muitas empresas que prestam o serviço de e-mail marketing, sendo vantajosa a contração por ser mais prático, barato e mais fácil do que manter estrutura própria, principalmente para o caso de autônomos, profissionais liberais, micro e pequenas empresas. Todas possuem planos que variam entre R$ 60,00 a R$ 1.000,00 por mês ou até valores superiores conforme a necessidade específica do cliente (quantidade de cadastros, quantidade de envios e outras variáveis). 

Em função desta variedade de preços, nós da empresa Marketing Fácil recomendamos que você contrate um profissional e/ou empresa capacitada para realização do serviço. Caso contrário, soluções “caseiras” podem ser aparentemente adequadas, porém podem não trazer os resultados esperados ou até mesmo prejudicar a reputação da sua empresa, do seu domínio (www.suaempresa.com.br), fazendo com que até os e-mails simples de trabalho do dia a dia parem de ser entregues aos seus destinatários, pois a reputação do seu domínio estará negativa perante as empresas que fazem a distribuição.

A Marketing Fácil tem utilizado o e-mail marketing para alguns clientes e já recebemos retorno com resultados efetivos no aumento da visibilidade, das vendas e consequentemente do faturamento.

Acreditamos que este artigo lhe ajudamos a compreender melhor o  que é e como funciona o e-mail marketing, suas vantagens de utilização em favor do seu negócio. Se você gostou, deixe um comentário abaixo, compartilhe com seus amigos, profissionais liberais, autônomos, micro empreendedores que você quer ajudar a crescer  ou que possam apreciar este conteúdo. Críticas e sugestões também são bem vindas para que em um próximo conteúdo possamos melhorar e atender suas expectativas. Para mais conhecimento nesta área, acesse nossa sessão de dicas de marketing digital.

Claudio Feth Junior

Marketing Fácil

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