Primeira Página do Google – Aprenda Explorar a Mina de Ouro

(Last Updated On: 3 de outubro de 2018)

Primeira Página do Google

Primeira página do Google ??? Sim, por acaso você quanto pesquisa algo vai até a segunda página? Por que profissionais e empresas devem se considerar aparecer nela? Simplesmente porque 80% dos internautas em todo mundo pesquisam no google, estar lá pode gerar lucros  excelentes, não importa qual seja o segmento do seu mercado, e em alguns casos a questão é de sobrevivência. Empresas que trabalham com revendas de dados do google afirmam que 80% dos cliques dos resultados de uma busca estão na primeira página, sendo 60% na primeira posição.

A Primeira Página do Google é Uma Mina de Ouro

O Que é o Google?  ou… Quem é (a)o Google?

De acordo com a enciclopédia wikipédia o Google é uma empresa presente em vários países do mundo, ela cria e hospeda vários produtos e serviços online baseados em internet, gerando lucro principalmente através de seu serviço de anúncios conhecido como Adwords (ou links patrocinados).

Como Aparecer na Primeira Pagina do Google ou Primeiras Posições

Para um site, blog, loja virtual, um profissional liberal ou autônomo aparecer nos resultados de busca na primeira posição do google, é necessário compreender como esta ferramenta funciona. Em um primeiro momento é fundamental conhecer três conceitos iniciais que envolvem este contexto, SEO, Palavras Chave e SERP. A correta utilização deste tripé fará com que mais clientes cheguem até sua empresa. Veja abaixo o exemplo da nossa cliente Buquê on line:

Posicionamento no Google

Seo

SEO significa Serch Engine Optimization, esta é uma palavra de origem inglesa, na língua portuguesa significa otimização para engenharia de busca, simplificando, preparar um site para ser encontrado e posicionado no índice do Google, onde existe uma competição entre concorrentes do mesmo segmento.

Otimização Para Engenharia de Busca

Palavras Chave

Como o próprio nome já diz, são palavras chave, palavras que abrem as portas, neste caso significa chegar até seu potencial cliente. Todas as palavras, frases ou expressões digitadas por qualquer pessoa no google são classificadas como palavras-chave.

Serp

Serp em inglês significa Search Results Page, traduzindo para a língua portuguesa, Página com resultados da busca, onde exibido de acordo com um ranking interno do google (uma pontuação), todas as empresas, pessoas ou documentos que correspondem ao referido assunto procurado por alguém naquela busca. Ver ilustração acima “como aparecer na primeira página do google”.

Dez Fatores de Posicionamento da Primeira Página do Google

De acordo com publicações da própria empresa, existem mais de  duzentos itens que o google observa para analisar o conteúdo de um site e calcular uma nota final, cada um deles com um peso diferente. O cálculo nunca foi completamente revelado, mas é com base que se determinada a posição de cada empresa nas respostas de uma busca. Este cálculo secreto é popularmente conhecido com algorítimo. Conheça abaixo alguns destes fatores de classificação:

1- Palavras Chave Específicas do Seu Ramo de Negócio

Para cada conteúdo publicado dentro de um site, blog ou loja virtual, existem palavras chaves específicas para que  sua empresa seja mais facilmente encontrada. Estas palavras variam de segmento para segmento de mercado, devem ser cuidadosamente estudadas e planejadas, recomenda-se ainda que não hajam repetições, pois as mesmas disputarão o ranking entre si, o que podemos chamar de canibalismo dentro do próprio ambiente, o que não será bom para o objetivo final a ser alcançado. Analise o exemplo abaixo nosso cliente Mcont Assessoria Fiscal e Contábil:

Palavra Chave

2 – Marketing de Conteúdo

Atualmente, sabe-se que este é um dos itens que o algorítimo do google atribui grande peso no momento de classificar o conteúdo de um site. Conteúdos literalmente copiados, mais conhecidos como plágio, são severamente punidos. Existem também os conteúdos parcialmente copiados, parcialmente modificados, porém o algorítimo hoje é capaz de identificar tudo isso e muito mais. Portanto, crie um conteúdo único e original, isto com certeza vai gerar grandes e satisfatórios resultados, além disto poderá distribuí-los nas redes sociais e por e-mail, evitando que o site da sua empresa seja mais uma samambaia online.

3 – Títulos e Descrições Iniciais

Todas as páginas devem conter um título atraente (também com base na demanda, que significa quantidade de buscas). Um título estrategicamente elaborado e uma descrição clara aumentam a probabilidade de um internauta escolher a sua empresa no momento da pesquisa. Uma vez que o potencial cliente foi direcionado para sua página, começa uma nova etapa do processo.

Títulos e Descrições de Posts ou Páginas

4 – Preparação das Imagens de Um Conteúdo

Todo conteúdo de um site possui além de textos, várias imagens. O algorítimo (robô do google) também analisa nomes das fotos como fator de classificação. Ao utilizar nomes gerados por equipamentos como celular e máquinas fotográficas, a não observação deste item pode afetar consideravelmente a nota final, consequentemente a posição os resultados de buscas. Entre os nomes não recomendados podemos listar como exemplo: dsc280817.jpg  ou image1234.png – Portanto, fique atento também para este item.

5 – Url´s Amigáveis ou de Fácil Memorização

Uma url é o endereço utilizado para acessar um site qualquer, varia conforme o domínio da empresa. Os endereços de url´s são semelhantes a endereços de ruas e avenidas em uma cidade, não podem ser repetidos, isto causaria uma enorme confusão. Para facilitar o entendimento, vamos utilizar um exemplo de um cliente nosso. O domínio principal do site é http://buqueonline.com.br  e a url amigável de um artigo do site é http://buqueonline.com.br/ebooks/  onde é comercializado um método de organização de casamento.

URL de Fácil Memorização

6 – Interligações Entre Conteúdos

Este item também é conhecido como linkagem interna, no dicionário de significados este termo não existe, mas é assim que ele é conhecido e funciona. Um site contém diversos artigos e/ou páginas separados por categorias, assuntos, datas, tudo varia conforme o ramo de atividade. Independente disto, um item que o algorítimo também considera importante para classificação é a interligação entre um e outro em uma sequência lógica e racional, de forma que seja agradável ao internauta e o mantenha-o o maior tempo possível navegando. Isto também indicará que o conteúdo é de boa qualidade, o que vai pesar consideravelmente na nota final.

7 – Popularidade do Seu Site

Outro item também muito importante é o quanto seu site, blog ou loja virtual é conhecido em toda a internet. Uma das formas de demonstrar para o google esta popularidade é através das redes sociais. Existem muitas redes sociais conhecidas ao redor do mundo, dentre elas, nos dias atuais, facebook, instagram, google+ e assim por diante. Conforme a rede em que sua empresa participa e o engajamento do que ocorre dentro dela, o algorítimo também classifica este item que será somado em sua nota final. Assim como para ser bem posicionado no google existem regras, para as redes sociais também existem, fazer de qualquer jeito não trará bons resultados para sua empresa no google, portanto, tenha uma estratégia definida.

8 – Velocidade de Carregamento

Para estar na Primeira Página do Google, este item possui grande peso na classificação final (Page Rank) de um site. Hoje com a popularização da internet, redes wifi, conexões 3G e 4G, as pessoas passam muito tempo na internet fazendo pesquisas ou se divertindo de alguma maneira, suas vidas estão cada dia mais atarefadas e corridas, consequentemente, não possuem tempo a perder. Caso o site da sua empresa demore muito para carregar, o internauta desistirá e procurará o seu concorrente com toda a certeza. Portanto, capriche neste item, contrate uma empresa competente para cuidar do seu projeto.

9 – Lay Out Responsivo

Complicada esta palavra não?  Mas é isto mesmo, um site, blog, loja virtual, ou seja lá o que for que esteja na internet, este conteúdo deve ser responsivo, ou seja, deve se ajustar automaticamente a qualquer tamanho de tela, seja de um tablet, notebook, desktop ou celular, e… sem perda de qualidade ou perfeita acessibilidade do conteúdo. Este item também tem enorme peso na nota final para classificação geral no índice interno do google.

Design Responsivo

10 – Páginas Não Encontradas

É muito comum alguém publicar um conteúdo e depois de um tempo desistir do mesmo. A pessoa responsável simplesmente entra no painel administrativo e aperta o botão delete, isto lhe parece familiar? Porém, a esta altura do campeonato para chegar as primeiras posições, o algorítimo do google já registrou em sua base de dados a existência deste conteúdo (sua url), o que ainda permite que ele seja encontrado por algum internauta. Nesta hora o potencial cliente clica no seu conteúdo o que ele encontra? Uma mensagem enorme com o escrito: “PÁGINA NÃO ENCONTRADA”. O que certamente vai gerar uma frustração ao internauta que estava ansioso para ler a respeito do referido assunto, pode-se dizer que para o google isto é abominável. Portanto, seja muito cuidadoso, não delete conteúdos sem critérios.

Tempo Para Chegar a Primeira Página do Google

Não existe um tempo definido para chegar a Primeira Página do Google. Este tempo varia muito conforme o nível de competitividade do ramo, pode ser mais rápido se a empresa estiver batalhando para aparecer na primeira página somente em nível local, ou seja, em sua cidade, e também de todo o trabalho feito internamente, de todos os itens estarem de acordo com as especificações. O normal é subir degrau a degrau, começar competindo de modo local, depois regional, e finalmente em nível nacional. O tempo médio de nossos clientes em nível local é de 90 a 120 dias, neste prazo já é perfeitamente possível começar a colher as primeiras pepitas de ouro.

Sua Empresa na Primeira Página do Google

Depois de ler este conteúdo bem detalhado, tenho certeza que você já imaginou várias vezes sua empresa na Primeira Página do Google e muitas pepitas de ouro na conta corrente da sua empresa.  É um esforço que compensa, para ter sua empresa bem posicionada como a nossa a Buquê on Line,  Assessoria Fiscal e Contábil Mcont, ou como a nossa por exemplo utilizando a palavra chave marketing digital rio claro, entre em contato conosco, será um prazer ajudar você e/ou sua empresa a explorar esta mina de ouro.

 

Posicionamento Google

 

 

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