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Primeira Página do Google – Aprenda Explorar a Mina de Ouro

Primeira Página do Google

Primeira página do google??? Sim! Você e/ou sua empresa devem lutar com unhas e dentes entender como colocar seu site no topo do google. Por que profissionais e empresas devem se considerar esta opção? Simplesmente porque noventa por cento, isso mesmo, 90% dos internautas em todo mundo pesquisam no google, estar lá pode gerar lucros inimagináveis, não importa qual seja o segmento do seu mercado, e em alguns casos a questão é de vida ou morte. Empresas que trabalham com revendas de dados do google afirmam que cerca de 70% dos cliques dos resultados de uma busca estão na primeira página, sendo35% na primeira posição.

A Primeira Página do Google é Uma Mina de Ouro

O Que é o Google?  ou… Quem é o Google?

Conforme texto encontrado na enciclopédia wikipédia o Google é uma empresa que está  presente em vários países do mundo, com diversos escritórios diferentes e com especialidades diferentes, ela cria e hospeda vários produtos e serviços on line baseados em internet, gerando lucro principalmente através de seu serviço de anúncios conhecido como Google Ads (ou link patrocinado).

Como Aparecer na Primeira Pagina do Google?

Para um site, blog, loja virtual, um profissional liberal ou autônomo aparecer entre os resultados de busca na primeira posição do google, é necessário entender como esta ferramenta funciona. Em um primeiro momento é fundamental conhecer três conceitos fundamentais que envolvem este contexto, SEO, Palavras Chave e SERP. A correta utilização deste tripé fará com que mais clientes cheguem até sua empresa. Veja abaixo o exemplo da nossa cliente Buquê on line:

Posicionamento no Google

Seo

SEO significa Serch Engine Optimization, esta é uma expressão de origem inglesa, na língua portuguesa significa otimização para engenharia de busca, simplificando, preparar um site para ser encontrado e posicionado no índice do Google, onde existe uma competição entre concorrentes do mesmo segmento.

Otimização Para Engenharia de Busca

Palavras Chave

É uma expressão auto explicativa, não apenas simples palavras, são palavras que “abrem as portas”, neste caso significa chegar até seu potencial cliente. Todas as palavras, frases ou expressões digitadas por qualquer pessoa no google são classificadas como palavras chave.

Serp

Serp que também é uma palavra de origem inglesa significa Search Results Page, traduzindo para a língua portuguesa, Página com resultados da busca, onde exibido de acordo com um ranking interno do google com centenas de variáveis, todas as empresas, pessoas ou documentos que correspondem ao referido assunto procurado por alguém naquela busca. Ver ilustração acima “como aparecer na primeira página do google”.

Dez Fatores de Posicionamento da Primeira Página do Google

Conforme as publicações da própria empresa, existem mais de  duzentos itens que o google observa para analisar o conteúdo de um site e calcular uma nota final, cada um deles com um peso diferente. O cálculo nunca foi completamente revelado, mas é com base que se determinada a posição de cada empresa nas respostas de uma busca. Este cálculo secreto é popularmente conhecido com algorítimo. Conheça abaixo alguns destes fatores de classificação:

1- Palavras Chave Específicas do Seu Negócio

Para cada conteúdo publicado dentro de um site, blog ou loja virtual, existem palavras chaves específicas para que  sua empresa seja mais facilmente encontrada. Estas palavras variam de segmento para segmento de mercado, devem ser cuidadosamente estudadas e planejadas, recomenda-se ainda que não hajam repetições, pois as mesmas disputarão o ranking entre si, o que podemos chamar de canibalismo dentro do próprio ambiente, o que não será bom para o objetivo final a ser alcançado. Analise o exemplo abaixo nosso cliente Mcont Assessoria Fiscal e Contábil:

Palavra-Chave

2 – Marketing de Conteúdo

Atualmente, sabe-se que este é um dos itens que o algorítimo do google atribui grande peso no momento de classificar o conteúdo de um site. Conteúdos literalmente copiados, mais conhecidos como plágio, são severamente punidos. Existem também os conteúdos parcialmente copiados, parcialmente modificados, porém o algorítimo hoje é capaz de identificar tudo isso e muito mais. Portanto, crie um conteúdo único e original, isto com certeza vai gerar grandes e satisfatórios resultados.

3 – Títulos e Descrições Iniciais

Todas as páginas devem conter um título atraente (também com base na demanda, que significa quantidade de buscas). Um título estrategicamente elaborado e uma descrição clara aumentam a probabilidade de um internauta escolher a sua empresa no momento da pesquisa. Uma vez que o potencial cliente foi direcionado para sua página, começa uma nova etapa do processo.

Títulos e Descrições de Posts ou Páginas

4 – Preparação das Imagens de Um Conteúdo

Todo conteúdo de um site possui além de textos, várias imagens. O algorítimo (robô do google) também analisa nomes das fotos como fator de classificação. Ao utilizar nomes gerados por equipamentos como celular e máquinas fotográficas, a não observação deste item pode afetar consideravelmente a nota final, consequentemente a posição os resultados de buscas do google. Entre os nomes não recomendados podemos listar como exemplo: dsc280817.jpg  ou image1234.png – Portanto, fique atento também para este item.

5 – Url´s Amigáveis ou de Fácil Memorização

Uma url é o endereço utilizado para acessar um site qualquer, varia conforme o domínio da empresa. Os endereços de url´s são semelhantes a endereços de ruas e avenidas em uma cidade, não podem ser repetidos, isto causaria uma enorme confusão. Para facilitar o entendimento, vamos utilizar um exemplo de um cliente nosso. O domínio principal do site é https://buqueonline.com.br  e a url amigável de um artigo do site é https://buqueonline.com.br/ebooks/  onde é comercializado um método de organização de casamento.

URL de Fácil Memorização

6 – Interligações Entre Conteúdos

Este item também é conhecido como linkagem interna, no dicionário de significados este termo não existe, mas é assim que ele é conhecido e funciona. Um site contém diversos artigos e/ou páginas separados por categorias, assuntos, datas, tudo varia conforme o ramo de atividade. Independente disto, um item que o algorítimo também considera importante para classificação é a interligação entre um e outro em uma sequência lógica e racional, de forma que seja agradável ao internauta e o mantenha-o o maior tempo possível navegando. Isto também indicará que o conteúdo é de boa qualidade, o que vai pesar consideravelmente na nota final.

7 – Popularidade do Seu Site

Outro item também muito importante é o quanto seu site, blog ou loja virtual é conhecido em toda a internet. Uma das formas de demonstrar para o google esta popularidade é através das redes sociais. Existem muitas redes sociais conhecidas ao redor do mundo, dentre elas, nos dias atuais, facebook, instagram, google+ e assim por diante. Conforme a rede em que sua empresa participa e o engajamento do que ocorre dentro dela, o algorítimo também classifica este item que será somado em sua nota final. Assim como para ser bem posicionado no google existem regras, para as redes sociais também existem, fazer de qualquer jeito não trará bons resultados para sua empresa no google, portanto, tenha uma estratégia definida.

8 – Tempo de Carregamento do Site

Tempo de Carregamento é um fator decisivo na posição final de um site no google. Com a atualização dos fatores de ranqueamento em Junho/2021, é obrigação ter um site rápido. Com a popularização da internet, wifi, conexões 3G/4G, as pessoas passam + tempo online fazendo pesquisas, se divertindo ou trabalhando, não possuem tempo a perder. O acesso via celular abrange em média 80% dos dispositivos, por isso seu site deve carregar quase que instantaneamente.

9 – Lay Out Responsivo

Complicada esta palavra não?  Mas é isto mesmo, um site, blog, loja virtual, ou seja lá o que for que esteja na internet, este conteúdo deve ser responsivo, ou seja, deve se ajustar automaticamente a qualquer tamanho de tela, seja de um tablet, notebook, desktop ou celular, e… sem perda de qualidade ou perfeita acessibilidade do conteúdo. Este item também tem enorme peso na nota final para classificação geral no índice interno do google.

Design Responsivo

10 – Páginas Não Encontradas

É muito comum alguém publicar um conteúdo e depois de um tempo desistir do mesmo. A pessoa responsável simplesmente entra no painel administrativo e aperta o botão delete, isto lhe parece familiar? Porém, a esta altura do campeonato para chegar as primeiras posições, o algorítimo do google já registrou em sua base de dados a existência deste conteúdo (sua url), o que ainda permite que ele seja encontrado por algum internauta. Nesta hora o potencial cliente clica no seu conteúdo o que ele encontra? Uma mensagem enorme com o escrito: “PÁGINA NÃO ENCONTRADA”. O que certamente vai gerar uma frustração ao internauta que estava ansioso para ler a respeito do referido assunto, pode-se dizer que para o google isto é abominável. Portanto, seja muito cuidadoso, não delete conteúdos sem critérios.

Demora Para Chegar a Primeira Página do Google?

Não existe um tempo definido para chegar a primeira página do google. Este tempo pode variar muito conforme o nível de competitividade do nicho de atuação, pode ser mais rápido se a empresa estiver batalhando para aparecer na primeira página somente em nível local, ou seja, em sua cidade, e também de todo o trabalho feito internamente, de todos os itens estarem de acordo com as especificações. O normal é subir degrau a degrau, começar competindo de modo local, depois regional, e finalmente em nível nacional. O tempo médio de nossos clientes em nível local é de 90 a 120 dias, neste prazo já é perfeitamente possível começar a colher as primeiras pepitas de ouro.

Sua Empresa na Primeira Página do Google

Depois de ler este conteúdo bem detalhado, tenho certeza que você já imaginou várias vezes sua empresa na primeira página do google e muitas pepitas de ouro na conta corrente da sua empresa.  É um esforço que compensa, para ter sua empresa bem posicionada como a Sam Café, entre em contato conosco, será um prazer ajudar você e/ou sua empresa a explorar esta mina de ouro.

2 comentários em “Primeira Página do Google – Aprenda Explorar a Mina de Ouro”

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