Pular para o conteúdo

Momento Zero da Verdade – Zmot | Como Superar a Concorrência

Momento Zero da Verdade x Momento da Verdade

Qual é o significado real do que dizem ser o momento zero da verdade? De acordo com os profissionais de Marketing, todo tipo de contato de um cliente e/ou potencial cliente com produtos e/ou serviços da sua empresa, é um momento da verdade, pois é neste momento que o cliente vai olhar, refletir, analisar, comparar e decidir se consome seu produto e/ou serviço ou não, normalmente ele segue os passos da jornada do comprador.

Versão Texto Versão em Vídeo 
 Versão em Texto

Momento da Verdade

Existe enorme diferença entre o momento da verdade e o momento zero da verdade, embora ambos interfiram um ao outro. Antes de falar sobre a diferença entre estes momentos , recomendo que você faça download da pesquisa completa (está no final do artigo e no idioma português do Brasil) e estude com muito carinho, pois poderá lhe trazer novas idéias para seu negócio.

Momento Zero da Verdade

Estímulo

Em um momento inicial o potencial cliente recebe um determinado estímulo, pode ser um comercial de tv, rádio, jornal, panfleto ou qualquer outra mídia, estamos nos referindo ao modelo que era amplamente utilizado entre os anos  de 1980 a 2000.

Primeiro Momento da Verdade

O cliente normalmente vai até o ponto de venda conhecer o produto ou serviço . Neste momento, o vendedor apresentará todos os benefícios, modelo, cor, tamanho, disponibilidade, preço, prazo de pagamento e etc. Imagine em nosso exemplo que você comprou o produto e automaticamente passa para o próximo estágio, o segundo momento da verdade.

Segundo Momento da Verdade

Neste período o cliente começa a usufruir do produto, comprovar se realmente é o que ele esperava, se lhe entregaram o que foi prometido, se está conforme tudo o que foi acordado no ato da compra, vai verificar a durabilidade e uma série de outros parâmetros também.

Leis Incontestáveis do Marketing

Após o segundo momento da verdade e as leis incontestáveis do Marketing, caso o cliente tenha ficado satisfeito, no máximo ele vai contar para mais uma pessoa próxima em seu círculo de amigos, considerando que neste momento a internet ainda estava engatinhando e não tinha o impacto que ela possui hoje.

Momento Zero da Verdade

A partir do ano 2000, a internet começa a crescer de forma progressiva no Brasil, e é neste momento que as relações entre compradores e vendedores começam a mudar o rumo da história como nunca antes visto desde que a humanidade está sobre a face da terra.

Momento Zero da Verdade

Com toda a evolução tecnológica em alta, internet chegando dia após dia a mais consumidores, surgimento das redes sociais, internet em dispositivos móveis, o consumidor ganhou voz, e a partir deste momento a comunicação não ocorre mais de forma unilateral. Deste momento em diante o controle não está mais nas mãos de gigantes que utilizavam os meios de comunicação em massa. Agora milhares e milhares de consumidores fazem buscas sobre produtos e serviços na internet antes de irem até um ponto de venda. Esta busca por informações é que o google classificou como o momento zero da verdade. Esta mudança que continua evoluindo até hoje em abril de 2018 vem causando verdadeiras revoluções nas relações de compra e venda, como por exemplo páginas empresariais em redes sociais, avaliações de clientes no google, perfis profissionais em redes sociais exclusivas para busca de empregos, enfim, um avanço sem precedentes com grandes sintomas de crescimento contínuo.

Como Superar a Concorrência?

Para você, micro empresário superar a concorrência, seguem abaixo alguns conselhos:

  1. Esteja presente na internet de forma efetiva (identifique a mais apropriada para seu negócio);
  2. Não ignore clientes e potenciais clientes;
  3. Contrate um profissional capacitado para lhe instruir nesta jornada.

É de extrema importância que você também conheça os novos conceitos que estão relacionados com a jornada de compra do consumidor, ou seja, o caminho que seu potencial cliente percorre desde o momento que sente a necessidade de um produto ou serviço, até o momento em que ele de fato conclua a compra, esta rega vale tanto para produtos físicos, prestação de serviços ou produtos e informação, não se esquecendo é claro do pós venda que começa logo após esta fase.

BÔNUS

Para você que chegou até aqui, seguem abaixo 2 presentes, basta clicar e fazer o download gratuitamente.

1- Pesquisa Zero Momento da Verdade em português.

2- Relatório de vendas do E-Commerce no Brasil, referente ao ano de 2017.

 

Você pode se aprofundar sobre tópicos relacionados a buscas no google em nosso artigo anterior, Buscas no Google. Aprecie sem moderação.

 

Até Breve!